Tecnologia, planejamento e literatura infantil: o útil, o indispensável e o agradável no ensino

Autores

  • Rosangela Maria de Almeida Netzel Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Marilu Martens Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um projeto de Mestrado Profissional em Ensino (UTFPR – Londrina) voltado ao planejamento pedagógico. A questão principal de investigação é a aplicabilidade de produto educacional que facilite os planos de aulas e enfatize o uso de literatura. Tal fato é relevante, pois a qualidade no ensino depende de iniciativas que permitam ao docente maior agilidade em questões burocráticas e acesso real a acervos complementares. Para tanto, empregou-se como instrumento metodológico as pesquisas bibliográfica e de campo envolvendo escolas públicas de Ensino Fundamental Inicial de uma cidade média do interior do Paraná. O ponto de partida são as concepções de Farias [et al.] (2011) que faz considerações sobre planejamento docente, Cosson (2009) e Machado (2011) a respeito de literatura, Kenski (2003) sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino. A revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com grupo de professores são ações já desenvolvidas. Espera-se contribuir com a tarefa de planejar, aliando tecnologia, eficiência e conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Maria de Almeida Netzel, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Marilu Martens Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

NETZEL, R. M. de A.; OLIVEIRA, M. M. Tecnologia, planejamento e literatura infantil: o útil, o indispensável e o agradável no ensino. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 271–278, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38176. Acesso em: 29 mar. 2024.