Tecnologia e saberes docentes na formação de professores do ensino tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38152Resumo
A tecnologia, de certo modo, traz questionamentos que necessitam ser suscitados, refletidos e discutidos no meio educacional, principalmente no Ensino Tecnológico. Diante de tantas mudanças e transformações pela qual passa a sociedade, os espaços educativos, nomeadamente, escolas, universidades e institutos de educação, como centros de debates e responsável pela transmissão de conhecimentos socialmente construídos, devem estar a par dessa problemática, para que possam agir sobre o processo educativo, na busca da formação de professores que saibam operar essa gama de produtos advindos da tecnologia, mas que primordialmente saibam refletir e questionar o processo pelo qual a tecnologia passa em seu próprio contexto. Em vista disso, este estudo preliminar tem por objetivo apresentar reflexões a respeito do conceito de Tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Silveira (2007), relacionando-o à concepção de educação tecnológica no Brasil, aspecto importante para compreendermos o processo da tecnologia no seio do Ensino Tecnológico, bem como articular tal conceito aos saberes docentes (TARDIF, 2014) na formação de professores daquele ensino. O estudo está divido em três partes, que assim se apresentam: Compreendendo o conceito de Tecnologia; Os Saberes Docentes na formação de professores; Articulação entre os Saberes docentes e a tecnologia. As reflexões apontam que o conceito de tecnologia no Ensino Tecnológico tem aspecto da construção de conhecimento com uso tecnológico e os saberes docentes têm papel essencial para essa compreensão no meio educacional, apresentando-se como necessário, no entanto, que as instituições formadoras de professores valorizem esses saberes no processo formativo docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-10-21
Como Citar
MATOS, L. B. de; AZEVEDO, R. M. de. Tecnologia e saberes docentes na formação de professores do ensino tecnológico. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 81–91, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38152. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38152. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).