Organização da atividade de ensino a partir do desenho universal de aprendizagem: das intenções às práticas inclusivas

Autores

  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Vanderley da Flor Rosa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38148

Resumo

Este trabalho propõe estudar a organização da atividade de ensino, considerando que no movimento da inclusão escolar ela assume um papel relevante nas discussões sobre práticas inclusivas. Diante desta temática, elenca como problema de pesquisa: de que forma a organização da atividade de ensino em um livro digital, subsidiado pelo desenho universal de aprendizagem, pode revelar a intencionalidade do professor para inclusão de alunos com deficiência no contexto do ensino regular? Almeja apresentar como objetivo geral desenvolver um livro digital que contemple a organização da atividade de ensino a partir dos princípios do desenho universal de aprendizagem. E como objetivos específicos: apresentar o referencial teórico acerca da organização da atividade de ensino subsidiada pelos princípios do desenho universal de aprendizagem; bem como, a longo prazo, analisar o processo de organização da atividade de ensino do professor que atua na inclusão do aluno com deficiência e, elaborar, em regime de colaboração com a prática pedagógica do professor, um livro digital que evidencie o planejamento de atividades escolares de caráter inclusivo. Como encaminhamento metodológico, sugere realizar uma pesquisa qualitativa e colaborativa, utilizando como fonte de coleta de dados questionários, entrevistas, documentos da escola e intervenção pedagógica, as quais serão analisadas como episódios amparados por unidades de análise: identificação das características do contexto, programa de intervenção pedagógica e avaliação do trabalho desenvolvido diante das atividades de ensino organizadas junto ao docente e sua intencionalidade com a prática inclusiva. Pressupõe que a organização da atividade de ensino que considere os pressupostos do desenho universal de aprendizagem poderá contribuir com o êxito das práticas inclusivas, bem como a produção de livro digital com estes princípios auxiliarão os docentes em sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Vanderley da Flor Rosa, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

PRAIS, J. L. de S.; ROSA, V. da F. Organização da atividade de ensino a partir do desenho universal de aprendizagem: das intenções às práticas inclusivas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 35–50, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38148. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38148. Acesso em: 15 ago. 2022.