Representações de alunos do Fundamental II sobre a língua-cultura espanhola e seus falantes latino-americanos

Autores

  • Jordana Avelino dos Reis Universidade Federal de Goiás, Brasil.
  • Lucielena Mendonça de Lima Universidade Federal de Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v24i2.37948

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir duas representações presentes nos discursos de alguns estudantes do Ensino Fundamental II ao refletirem sobre a aprendizagem de espanhol, os falantes dessa língua e suas culturas, para perceber os efeitos das representações desses estudantes para os processos de ensino-aprendizagem de espanhol. Os dados apontam que os alunos produzem discursos endocoloniais (LESSA, 2004) nos quais mostram representações perpassadas por valores negativos sobre os falantes latino-americanos de espanhol e suas culturas, algumas delas veiculadas pelos discursos midiáticos, institucionais (família, escola) e pelos autores dos livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

REIS, J. A. dos; LIMA, L. M. de. Representações de alunos do Fundamental II sobre a língua-cultura espanhola e seus falantes latino-americanos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 155–175, 2015. DOI: 10.5216/rp.v24i2.37948. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37948. Acesso em: 19 nov. 2024.