Proposta Pedagócias para o Ensino Médio: filogenia de animais
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v18i2.3417Resumo
Resumo A Sistemática Filogenética, especialmente quando discutida no contexto da Biogeografia, causou um enorme impacto no entendimento da biodiversidade. A classificação tradicional, incoerente com uma visão evolutiva do sistema vivo, tende a ser abandonada. A despeito da ampla aceitação científica, os novos conhecimentos são adotados tardiamente na formação acadêmica em Ciências Biológicas, e no Ensino Básico. O tratamento da Biodiversidade, mantido numa visão tradicional, reforça idéias equivocadas sobre a sistematização do universo biológico. Este trabalho criou e avaliou uma nova metodologia de ensino/aprendizado, com base na Sistemática Filogenética, para o Ensino de Zoologia no Ensino Médio. O objetivo maior foi possibilitar aos alunos o entendimento do universo vivo na dinâmica do processo evolutivo, habilitando-os a perceber a sua ordem natural e aproximando-os dos métodos que permitem resgatar a história da biodiversidade. Palavras-chave: Ensino, Zoologia, Filogenia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-03-01
Como Citar
LOPES, W. R.; FERREIRO, M. J. de M.; STEVAUX, M. N. Proposta Pedagócias para o Ensino Médio: filogenia de animais. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 263, 2008. DOI: 10.5216/rp.v18i2.3417. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/3417. Acesso em: 11 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).