Medéia e Joana da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v18i2.3412Resumo
Resumo A leitura literária constitui-se como uma prática coletiva quando em sala de aula. Por tratar do homem em todas as suas instâncias, tal leitura põe em cena personagens que vivem em situações que podem ser experimentadas durante a leitura e/ou na vida real, tratando das diferenças, das semelhanças e dos relacionamentos entre o eu que lê, o outro que me fala (a literatura) e o mundo ao meu redor. Este trabalho, constituído pelas leituras de Medéia (Eurípedes) e de Gota d’Água (Chico Buarque e Paulo Pontes) em sala de aula, contempla análises feitas acerca do posicionamento da mulher na sociedade implicado pelos comportamentos de Medéia e de Joana em suas sociedades, que se mostraram fortes, humanas e sabedoras de seus direitos. Contempla, ainda, um rápido estudo do comportamento das mulheres na sociedade atual. Palavras-chave: leitura, literatura, identifi cação, identidade, mulheres.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-03-01
Como Citar
DE JESUS ALMEIDA, N. K. L. Medéia e Joana da sala de aula. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 207, 2008. DOI: 10.5216/rp.v18i2.3412. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/3412. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).