As múltiplas funções sintético-semântica do item onde no português do Brasil: uma abordagem funcionalista para o ensino

Autores

  • Elisandra Filetti

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v18i2.3409

Resumo

Resumo O presente artigo discute a importância dos estudos funcionalistas para o ensino de língua portuguesa e toma como elemento de análise os usos do item onde na produção de texto de alunos do Ensino Médio. A escolha dessa vertente teórica dá-se pelo fato de que essa teoria permite observar a língua em uso, verifi cando como o falante se adequa às situações de fala, à situação comunicativa. Em sala de aula, a análise da língua em uso permite não somente o reconhecimento dos variados usos da língua portuguesa, mas também a compreensão das regras sintático-semânticas que determinam o desempenho lingüístico dos falantes. Palavras-chave: Funcionalismo, língua em uso, multifuncionalidade, ensino.

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Publicado

01-03-2008

Como Citar

Filetti, E. (2008). As múltiplas funções sintético-semântica do item onde no português do Brasil: uma abordagem funcionalista para o ensino. Revista Polyphonía, 18(2), 157. https://doi.org/10.5216/rp.v18i2.3409

Edição

Seção

Artigos