A mídia versus a leitura significativa

Autores

  • Carolina Nogueira Rodrigues Professora da Rede Municipal de Goiânia.
  • Joselina das Dores Silva Professora da Rede Municipal de Goiânia.
  • Keite Francisco Pereira de Souza Professora da Rede Municipal de Goiânia.
  • Sidney Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Morrinhos.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v23i1.26697

Resumo

O presente artigo investiga a função cultural e social da escola diante de uma mídia popularizada que tem interferido no processo de aquisição da leitura e escrita. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca do processo de letramento, dos meios de comunicação e da falta de preparo do sistema educacional perante esses recursos tecnológicos. Como aporte teórico, utilizou-se Magda Soares, Frank Smith, Ezequiel Teodoro Silva, Moran, Foucambert, Adorno e Walter Benjamin, importantes autores para a discussão sobre leitura e os veículos de comunicação. Assim, conclui-se que a escola deve utilizar de forma consciente a cultura imposta pela mídia como um instrumento pedagógico educativo para formar leitores críticos.

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Biografia do Autor

Carolina Nogueira Rodrigues, Professora da Rede Municipal de Goiânia.

Professora da Rede Municipal de Goiânia. Especialista em Alfabetização.

Joselina das Dores Silva, Professora da Rede Municipal de Goiânia.

Professora da Rede Municipal de Goiânia. Especialista em Alfabetização.

Keite Francisco Pereira de Souza, Professora da Rede Municipal de Goiânia.

Professora da Rede Municipal de Goiânia. Especialista em Alfabetização.

Sidney Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Morrinhos.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Morrinhos. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, UFG.

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Publicado

2013-10-02

Como Citar

RODRIGUES, C. N.; SILVA, J. das D.; SOUZA, K. F. P. de; SILVA, S. S. A mídia versus a leitura significativa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 23, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rp.v23i1.26697. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/26697. Acesso em: 28 mar. 2024.