Ethos Platônico e paidéia filosófica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v18i1.2513Resumo
RESUMO Neste artigo, procuramos demonstrar como a questão da paidéia é colocada por Platão, na constituição de uma paidéia filosófica, como verdadeira educação. Para compreender sua originalidade, situamos o pensamento pedagógico de Platão no debate que realiza com a cultura de sua época, sobretudo com os sofistas – educadores que vendiam o seu conhecimento e viam na erudição a essência da paidéia. PALAVRAS-CHAVES: filosofia, educação, cultura, formação humana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-11-26
Como Citar
FERREIRA, E. P. Ethos Platônico e paidéia filosófica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 51, 2007. DOI: 10.5216/rp.v18i1.2513. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/2513. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).