Recursos de tecnologia assistiva para alunas com surdez: sugestões compartilhadas por uma bolsista Pibid
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21218Resumo
O subprojeto Pibid Pedagogia Alfabetização da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, em Marília-SP, busca promover ações dos licenciandos/bolsistas em espaço colaborativo de trabalho, junto a professores da rede municipal de ensino na produção e utilização de Tecnologia Assistiva (TA); além disso favorece a formação e a preparação para o exercício da docência. Os recursos de TA têm por objetivo atender às necessidades educacionais de alunos com deficiência, matriculados em classes de anos iniciais do ensino fundamental, e que frequentam sala de recursos de atendimento especializado. O processo de inclusão de crianças surdas requer observação criteriosa e planejamento adequado das estratégias a serem desenvolvidas, principalmente, considerando que a linguagem envolve um processo sofisticado e complexo, uma vez que está relacionada à elaboração e à simbolização do pensamento humano, permitindo a comunicação do homem com os seus semelhantes. Esse relato apresenta alguns dados de observação e sugestões de recursos didáticos adaptados que vêm sendo construídos a partir de indicativos e orientações de uma bolsista desse Subprojeto Pibid. Salientou-se que a parceria colaborativa entre os integrantes da sala de aula, alunos, professora e possíveis auxiliares do trabalho docente também deve ser incentivada. A construção dos recursos assinalados fundamentou-se numa proposta de colaboração, troca e formação acadêmica, já que representou busca de conhecimento e espaço de discussão da melhoria da prática pedagógica por uma escola de qualidade para todos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-29
Como Citar
OLIVEIRA, F. I. W. de; CARDOSO, L. S. Recursos de tecnologia assistiva para alunas com surdez: sugestões compartilhadas por uma bolsista Pibid. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21218. Acesso em: 11 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).