Estudos sobre planejamento e design de módulo instrucional para o ensino de ciências para surdos

Autores

  • Filipe de Souza Cardoso Licenciado em Física, com Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Inclusão (LPEQI), Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Anna Maria Canavarro Benite Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21217

Resumo

Discorremos sobre o estudo do planejamento e design de um módulo instrucional para o ensino de ciências, especificamente para o ensino das propriedades de hidrocarbonetos para alunos surdos. Primeiramente, apresentamos uma discussão sobre a educação de surdos pautada por questões linguísticas, que envolvem o ensino da língua portuguesa e a língua de sinais. Descrevemos a estratégia de criação do módulo com base no sociointeracionismo. Para tanto, apresentamos o módulo elaborado a partir de observações participantes feitas numa turma de 3º ano do ensino médio da Associação dos Surdos de Goiânia. O design do módulo tem por base diferentes formas de representação do conhecimento científico. Nossos resultados permitem inferir que a estratégia foi desenvolvida como ferramenta da ação mediada e como instrumento de explicação e previsão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe de Souza Cardoso, Licenciado em Física, com Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Inclusão (LPEQI), Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Licenciado em Física, com Iniciação Científica do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Inclusão (LPEQI), Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Anna Maria Canavarro Benite, Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG

Doutora e mestre em Ciências (Química), licenciada e bacharel em Química, coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI), Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

CARDOSO, F. de S.; BENITE, A. M. C. Estudos sobre planejamento e design de módulo instrucional para o ensino de ciências para surdos. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21217. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21217. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais