Atendimento Educacional Especializado: uma nova proposta de educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v22i1.21208Resumo
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008, e inaugura um novo marco legal, teórico e organizacional da educação pública brasileira. O AEE tem como objetivos possibilitar a articulação entre atendimento escolar e especializado em unidades escolares, facilitar acesso e atendimento ao aluno deficiente e sua família e possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem e da convivência sem discriminação. Esse atendimento é ofertado no contraturno em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), que são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para acessibilidade e são organizados e destinados à implantação de espaços de AEE. Este artigo apresenta o resultado de orientação de oito Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de especialização a distância em Atendimento Educacional Especializado (AEE), ministrado pela Universidade Federal do Ceará entre 2010 e 2011, cujo objetivo foi qualificar professores para AEE da rede pública de ensino para atuarem em suas unidades escolares. Cada cursista elaborou um TCC baseado em estudo de caso de um aluno deficiente matriculado na rede pública de ensino de Goiânia. A partir de pesquisas bibliográficas, observações do aluno no ambiente escolar e familiar, entrevistas com professores regentes, pais e equipe multidisciplinar, foi elaborado um plano individual de AEE que prevê estratégias de inclusão para o desenvolvimento da aprendizagem, conforme as necessidades e possibilidades concretas dos alunos e da escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-11-29
Como Citar
CAVALCANTE, C. V. Atendimento Educacional Especializado: uma nova proposta de educação inclusiva. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21208. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/21208. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Inclusão escolar: olhares especiais
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).