Literatura na escola: prática de interpretação?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v17i2.6178Resumo
O objetivo deste trabalho é refl etir, a partir da observação de uma experiência escolar, sobre a relação do aluno-leitor com o texto literário mediada pela escola. Considerando certa incompatibilidade entre os discursos literário e pedagógico, a pretensão é avaliar se os jovens alunos alcançam a interpretação, mesmo se a prática leitora é determinada e controlada por um mecanismo de avaliação e seleção como o processo seletivo vestibular. Além do entrecruzamento dos discursos literário e pedagógico, entra na trama um terceiro discurso, o histórico, uma vez que o texto lido, o romance Pão cozido debaixo de brasa, é construído com base em um fato verídico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-05-07
Como Citar
CRUVINEL, M. de F. Literatura na escola: prática de interpretação?. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 144, 2009. DOI: 10.5216/rp.v17i2.6178. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/135. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).