Memória e tessitura da narrativa: uma experiência escolar de leitura

Autores

  • Ilse Leone Borges Chaves de Oliveira
  • Andréa Ferreira Delgado UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v17i2.6177

Resumo

A leitura do romance Menino de engenho, de José Lins do Rego, integra um conjunto de experiências pedagógicas interdisciplinares que relaciona práticas de leitura e o estudo de conteúdos históricos. Por meio de atividades que estimulam a compreensão da construção do texto literário, objetiva-se investigar as conexões entre os mecanismos da memória e a criação literária, considerando as especifi cidades desse gênero discursivo. Esse trabalho, desenvolvido na 7ª série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae/UFG), entrelaçou a abordagem da escravidão e a leitura do livro Doidinho, do mesmo autor, realizada no ano anterior. A partir do conceito de “permanência” das relações sociais geradas na sociedade escravista, adaptou-se um texto de sociologia rural e elaboraram-se atividades que auxiliaram os alunos a perceber as múltiplas relações de trabalho no engenho Santa Rosa, analisando-as enquanto práticas construídas pela dependência e pela troca de favores. Para delinear as estratégias de produção discursiva da memória, realizou-se a transposição didática da crítica literária que enfoca a obra de José Lins do Rego. Elegeram-se os seguintes eixos para investigar essa escrita da memória: a voz narrativa que combina memória e fi cção para a composição da trama; a construção da infância e o jogo temporal na tessitura da narrativa. As atividades propostas constituem estratégias pedagógicas de análise do discurso literário, promovendo múltiplas experiências de leitura que contemplam desde a subjetividade da leitura individual, à discussão coletiva dos signifi cados e sentidos do texto até a produção escrita que confi gura exercícios de interpretação da obra literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilse Leone Borges Chaves de Oliveira

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Downloads

Publicado

2009-05-07

Como Citar

OLIVEIRA, I. L. B. C. de; DELGADO, A. F. Memória e tessitura da narrativa: uma experiência escolar de leitura. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 133, 2009. DOI: 10.5216/rp.v17i2.6177. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/119. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos