Experiência de formação a partir da cartografia escolar inclusiva no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.84397Palavras-chave:
formação de professores, formação continuada, inclusãoResumo
Este artigo tem como propósito apresentar uma experiência formativa realizada em um dos módulos do “Curso de Extensão Cartografia Escolar: Formação de Professores de Geografia”, vinculado à Pesquisa Coletiva da Rede de Cartografia Escolar. O objetivo foi refletir sobre as potencialidades da Cartografia Escolar e Inclusiva, com ênfase na produção do mapa tátil, evidenciando contribuições que favoreçam a construção de práticas pedagógicas inclusivas, capazes de contemplar, no processo de ensino e aprendizagem, estudantes surdos e com deficiência visual. O trabalho se justifica na medida em que, no cenário contemporâneo, com avanços nas políticas públicas de inclusão, vêm se ampliando o número de matrículas e, consequentemente, as demandas de inclusão dos estudantes PCD nas escolas regulares. Essas especificidades acabam exigindo, dos professores de Geografia, formação adequada que atenda a essas demandas. Para tanto, foi estruturado um curso de extensão com uma organização teórico-metodológica e prática que mobiliza e amplia as discussões em torno da Cartografia Escolar e Inclusiva.
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