Experiência de formação a partir da cartografia escolar inclusiva no ensino de Geografia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84397

Parole chiave:

formação de professores, formação continuada, inclusão

Abstract

Este artigo tem como propósito apresentar uma experiência formativa realizada em um dos módulos do “Curso de Extensão Cartografia Escolar: Formação de Professores de Geografia”, vinculado à Pesquisa Coletiva da Rede de Cartografia Escolar. O objetivo foi refletir sobre as potencialidades da Cartografia Escolar e Inclusiva, com ênfase na produção do mapa tátil, evidenciando contribuições que favoreçam a construção de práticas pedagógicas inclusivas, capazes de contemplar, no processo de ensino e aprendizagem, estudantes surdos e com deficiência visual. O trabalho se justifica na medida em que, no cenário contemporâneo, com avanços nas políticas públicas de inclusão, vêm se ampliando o número de matrículas e, consequentemente, as demandas de inclusão dos estudantes PCD nas escolas regulares. Essas especificidades acabam exigindo, dos professores de Geografia, formação adequada que atenda a essas demandas. Para tanto, foi estruturado um curso de extensão com uma organização teórico-metodológica e prática que mobiliza e amplia as discussões em torno da Cartografia Escolar e Inclusiva.

Biografie autore

Enoque Gomes de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Tucuruí, Pará, Brasil, enoque_morais@disccente.ufg.br

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Graduado em Geografia (2013) pela Universidade Federal do Pará, mestre em Geografia (2021) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutorando em Geografia pela UFG.

Endereço Profissional: Rua Porto Colômbia, Vila Permanente, Tucuruí, Pará.

CEP: 68455-695

E-mail: enoque_morais@disccente.ufg.br

Josiane Silva de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, josieaveiro5@gmail.com

Graduada em Geografia (2018) pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), mestrado em Geografia (2021) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutoranda em Geografia pela UFG.

Endereço Profissional: Residencial Brisas da Mata, rua bm-15, Goiânia, Goiás.

CEP: 74475-359

E-mail: josieaveiro5@gmail.com

Elisângela Batista de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, elisangela_elisangela@discente.ufg.br

Graduada em Geografia (2023) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestranda em Geografia pela UFG.

Endereço Profissional: Rua 202, Qd. B, Lt. 16, Setor Leste Vila Nova, Goiânia, Goiás.

CEP: 74643-090

E-mail: elisangela_elisangela@discente.ufg.br

Kalinka Ribeiro Aragão de Melo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, kalinka@discente.ufg.br

Graduada em Ciências Sociais (1994), Mestrado em Educação (2020) UNB, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professora na Secretaria Municipal de Educação em Goiânia (SME).

Endereço Profissional: Rua Francisco Bontempo Meia Ponte, Quadra 0, Jardim Balneário Meia Ponte, Goiânia, Goiás.

CEP: 74593-050

E-mail: kribeiroaragaodemelo@gmail.com

Pubblicato

2025-12-08

Come citare

Morais, E. G. de, Oliveira, J. S. de, Oliveira, E. B. de, & Melo, K. R. A. de. (2025). Experiência de formação a partir da cartografia escolar inclusiva no ensino de Geografia . Revista Signos Geográficos, 7, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84397

Fascicolo

Sezione

Dossiê