Gestão da informação, ferramentas tecnológicas e formação docente: contribuições para o ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.80425Palavras-chave:
Web 3.0, Geografia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Percepção socioambiental, Geotecnologias, Cartografia Escolar, Educação Geográfica, Educação 3.0Resumo
O desenvolvimento da web resultou em novos processos educativos e em novas perspectivas para o aprendizado da geografia. Desde os paradigmas clássicos como o elearning, o TPACK ou o ensino 3.0, realiza-se uma busca e reflexão de como esses processos têm sua influência, com novos paradigmas de busca, análise crítica e reação à informação digital. O anterior levou ao desenvolvimento, com processos analíticos, à criação de conhecimento, em processos de ensino e aprendizagem que se tornaram altamente dinâmicos, complexos e que treinaram novas adaptações e desafios para a sociedade do século XXI. Conclui-se, com a ideia do terceiro estágio de evolução da Web, que houve consequências, não apenas no âmbito social e nas implicações no desenvolvimento da informação, mas também na Educação e, especificamente, na Geografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Signos Geográficos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.