Gestão da informação, ferramentas tecnológicas e formação docente: contribuições para o ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.80425

Palavras-chave:

Web 3.0, Geografia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Percepção socioambiental, Geotecnologias, Cartografia Escolar, Educação Geográfica, Educação 3.0

Resumo

O desenvolvimento da web resultou em novos processos educativos e em novas perspectivas para o aprendizado da geografia. Desde os paradigmas clássicos como o elearning, o TPACK ou o ensino 3.0, realiza-se uma busca e reflexão de como esses processos têm sua influência, com novos paradigmas de busca, análise crítica e reação à informação digital. O anterior levou ao desenvolvimento, com processos analíticos, à criação de conhecimento, em processos de ensino e aprendizagem que se tornaram altamente dinâmicos, complexos e que treinaram novas adaptações e desafios para a sociedade do século XXI. Conclui-se, com a ideia do terceiro estágio de evolução da Web, que houve consequências, não apenas no âmbito social e nas implicações no desenvolvimento da informação, mas também na Educação e, especificamente, na Geografia.

Biografia do Autor

Jorge Joo-Nagata, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Región Metropolitana, Chile, jorge.joo@umce.cl

Doctor en Formación en la Sociedad del Conocimiento por la Universidad de Salamanca, España y Magíster en Desarrollo Humano por la Universidad de la Frontera, Chile. Actualmente es docente titular de la Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Chile donde también se desempeña en el Programa de Doctorado en Educación de la misma universidad.

Dirección professional: Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación. Avenida José Pedro Alessandri 774, Ñuñoa, Santiago de Chile, Campus Macul.

Email: jorge.joo@umce.cl

Publicado

01-11-2024

Como Citar

Joo-Nagata, J. (2024). Gestão da informação, ferramentas tecnológicas e formação docente: contribuições para o ensino de Geografia. Revista Signos Geográficos, 6, 1–15. https://doi.org/10.5216/signos.v6.80425

Edição

Seção

Artigos