Análise das práticas espaciais nos pontos turísticos de Jaguariaíva – Paraná: implicações para o ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.79726

Palavras-chave:

práticas espaciais, Contextualização do Ensino, ensino, Geografia, turismo

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar os resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Os pontos turísticos do município de Jaguariaíva e o ensino de Geografia: a problematização por meio das práticas espaciais”. Neste manuscrito, discorremos sobre os resultados da investigação de um local de interesse turístico: a Casa da Cultura. O propósito central do projeto é problematizar os pontos turísticos do município de Jaguariaíva, Brasil, por meio da análise das práticas espaciais cotidianas exercidas nesses lugares em tempos e espaços múltiplos. Posteriormente, propomos maneiras de correlacionar os conteúdos da Geografia identificados a partir da análise das práticas. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, fundamentada no paradigma indiciário e na micro-história de Ginzburg (1989). Para a realização das análises, foram examinados documentos como processos de tombamento, fotografias e entrevistas. No contexto da educação geográfica, problematizamos os temas identificados durante a análise e os inserimos no “percurso didático” discutido por Cavalcanti (2019). Os resultados apontam para uma relação entre o micro e o macro nos conteúdos geográficos escolares e para uma ampla gama de possibilidades de inserção das práticas observadas em sala de aula. Assim, as contribuições deste estudo podem auxiliar os professores de Geografia de Jaguariaíva e região em suas aulas, colaborando para uma maior autonomia docente no que se refere à construção do conhecimento e para um aprendizado mais significativo para os estudantes do Ensino Básico.

Biografia do Autor

Thiago Luiz Calandro, Instituto Federal do Paraná, Jaguariaíva, Paraná, Brasil, thiago.calandro@ifpr.edu.br

Possui Graduação em Licenciatura em Geografia pela UENP (2009); Especialização em Auditoria e Gestão Ambiental pela UTFPR - CP (2012), mestrado (2015) e doutorado (2020) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Rio Claro, área de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar. Atualmente, é professor de Geografia do Instituto Federal do Paraná, Campus Jaguariaíva.

Endereço Profissional: IFPR Campus Jaguariaíva – Av. Eloa Martins Passos Felix – Rod. 151 Km 213,7. CEP: 84200-000

Email: thiago.calandro@ifpr.edu.br

Maria Fernanda Chelski Myszynski, Instituto Federal do Paraná, Jaguariaíva, Paraná, Brasil, mymariamyszynski@gmail.com

Estudante de Ensino Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio – IFPR.

Endereço Profissional: IFPR Campus Jaguariaíva – Av. Eloa Martins Passos Felix – Rod. 151 Km 213,7. CEP: 84200-000

E-mail: mymariamyszynski@gmail.com

Janaína Regina Levitszki Sabião, Instituto Federal do Paraná, Jaguariaíva, Paraná, Brasil, jana.sabiao@gmail.com

Formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e licenciada em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT). Segunda Licenciatura em História (UNOPAR). Especialização em Gestão Educacional - Organização Escolar e Trabalho Pedagógico pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialização em Metodologia de História e de Geografia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA), em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) e em Autismo com Base no Modelo de Ensino Estruturado pala Faculdade Pólis Civitas. Atualmente cursa Mestrado profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional - PROFGEO.

Endereço Profissional: IFPR Campus Jaguariaíva – Av. Eloa Martins Passos Felix – Rod. 151 Km 213,7. CEP: 84200-000

E-mail: jana.sabiao@gmail.com

Downloads

Publicado

22-11-2024

Como Citar

Calandro, T. L., Chelski Myszynski, M. F., & Levitszki Sabião, J. R. (2024). Análise das práticas espaciais nos pontos turísticos de Jaguariaíva – Paraná: implicações para o ensino de Geografia. Revista Signos Geográficos, 6, 1–26. https://doi.org/10.5216/signos.v6.79726

Edição

Seção

Artigos