O componente físico-natural vegetação na área de ensino e aprendizagem de Geografia: uma análise das teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Brasil (2013-2022)
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.79623Palavras-chave:
bioma, domínio morfoclimático, Cerrado, AmazôniaResumo
Objetiva-se apresentar e refletir sobre o que vem sendo produzido no Brasil, no âmbito da pós-graduação em Geografia, sobre o componente físico-natural vegetação, especificamente no que se refere às produções da área do ensino e aprendizagem de Geografia. A escolha pelo componente vegetação é devido ao histórico de outras pesquisas realizadas pelas autoras (Radtke; Souza, 2022) as quais demonstram que, dentre os componentes físico-naturais relevo, solos, rochas, hidrografia, vegetação e clima (Morais; Ascenção, 2021), a vegetação se apresenta de forma menos significativa quando comparada ao quantitativo de produções sobre os demais componentes. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizou-se um levantamento (2013-2022) no “Catálogo de teses e dissertações” utilizando como descritores de pesquisa os diversos termos referentes a vegetação. Como resultado, corroborou-se com as pesquisas anteriores, visto que constatou-se poucas teses e dissertações que tratam a vegetação como tema central na área de ensino e aprendizagem em Geografia, encontrando um total de 23 produções no período de 10 anos. Dentre as temáticas mais significativas sobre ensino de vegetação, destacam-se Cerrado, Amazônia, Pantanal e Caatinga. E, dentre esse quantitativo de teses e dissertações, há certa tendência na distribuição espacial das instituições que desenvolveram os referidos trabalhos com o quantitativo de universidades que cobrem cada uma das áreas vegetativas em destaque, com excessão da Amazônia. O trabalho também gera inquietações devido a inexistência de pesquisas, na área de ensino e aprendizagem, sobre os demais domínios morfoclimáticos brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Signos Geográficos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.