O componente físico-natural vegetação na área de ensino e aprendizagem de Geografia: uma análise das teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Brasil (2013-2022)
DOI :
https://doi.org/10.5216/signos.v6.79623Mots-clés :
bioma, domínio morfoclimático, Cerrado, AmazôniaRésumé
Objetiva-se apresentar e refletir sobre o que vem sendo produzido no Brasil, no âmbito da pós-graduação em Geografia, sobre o componente físico-natural vegetação, especificamente no que se refere às produções da área do ensino e aprendizagem de Geografia. A escolha pelo componente vegetação é devido ao histórico de outras pesquisas realizadas pelas autoras (Radtke; Souza, 2022) as quais demonstram que, dentre os componentes físico-naturais relevo, solos, rochas, hidrografia, vegetação e clima (Morais; Ascenção, 2021), a vegetação se apresenta de forma menos significativa quando comparada ao quantitativo de produções sobre os demais componentes. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizou-se um levantamento (2013-2022) no “Catálogo de teses e dissertações” utilizando como descritores de pesquisa os diversos termos referentes a vegetação. Como resultado, corroborou-se com as pesquisas anteriores, visto que constatou-se poucas teses e dissertações que tratam a vegetação como tema central na área de ensino e aprendizagem em Geografia, encontrando um total de 23 produções no período de 10 anos. Dentre as temáticas mais significativas sobre ensino de vegetação, destacam-se Cerrado, Amazônia, Pantanal e Caatinga. E, dentre esse quantitativo de teses e dissertações, há certa tendência na distribuição espacial das instituições que desenvolveram os referidos trabalhos com o quantitativo de universidades que cobrem cada uma das áreas vegetativas em destaque, com excessão da Amazônia. O trabalho também gera inquietações devido a inexistência de pesquisas, na área de ensino e aprendizagem, sobre os demais domínios morfoclimáticos brasileiros.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Signos Geográficos 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.