A perspectiva de ambientalização curricular da educação ambiental na formação inicial de professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.79038Palavras-chave:
Educação Ambiental, formação inicial de professores, ambientalização curricular, análise de conteúdo, ensino de GeografiaResumo
O presente artigo teve por objetivo apresentar os principais resultados da investigação realizada a respeito de como a temática da Educação Ambiental vem sendo trabalhada nos cursos de formação de professores em Geografia, das Universidades Federais da metade Sul do Rio Grande do Sul. Nessa perspectiva, tem-se como enfoque nesta proposta, a defesa da Ambientalização Curricular (AC) como estratégia de ensino. A metodologia foi organizada em três etapas: a) Levantamento bibliográfico; b) Pesquisa documental; e c) Análise de Conteúdo de Bardin (2011), para coleta e interpretação dos dados. Dentre os instrumentos disponíveis, utilizou-se de questionário online para colher os dados dos respondentes. Como resultados, constatamos que as resoluções normativas que orientam a formação de professores, no ensino de Geografia e na Educação Ambiental, apresentam avanços e retrocessos nas versões lançadas. Em relação às respostas dos questionários, percebemos que coordenadores de curso e professores que trabalham com Educação Ambiental no mesmo curso ostentam opiniões distintas sobre a temática. A maioria absoluta dos respondentes associa os estudos sobre sociedade e natureza à Educação Ambiental. Ademais, os Quadros de Sequência Lógica (QSL) dos cursos analisados disponibilizam poucas disciplinas obrigatórias com enfoque em Educação Ambiental, mas, em contrapartida, oferecem optativas durante a sequência dos cursos. Por fim, acreditamos que a Ambientalização Curricular, baseada em Behrend (2020), Mota (2020) e Rodrigues (2022), se coloca como estratégia de abordagem como forma de transversalizar a Educação Ambiental na formação de professores de Geografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Signos Geográficos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.