A perspectiva de ambientalização curricular da educação ambiental na formação inicial de professores de Geografia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v6.79038

Mots-clés :

Educação Ambiental, formação inicial de professores, ambientalização curricular, análise de conteúdo, ensino de Geografia

Résumé

O presente artigo teve por objetivo apresentar os principais resultados da investigação realizada a respeito de como a temática da Educação Ambiental vem sendo trabalhada nos cursos de formação de professores em Geografia, das Universidades Federais da metade Sul do Rio Grande do Sul. Nessa perspectiva, tem-se como enfoque nesta proposta, a defesa da Ambientalização Curricular (AC) como estratégia de ensino. A metodologia foi organizada em três etapas: a) Levantamento bibliográfico; b) Pesquisa documental; e c) Análise de Conteúdo de Bardin (2011), para coleta e interpretação dos dados. Dentre os instrumentos disponíveis, utilizou-se de questionário online para colher os dados dos respondentes. Como resultados, constatamos que as resoluções normativas que orientam a formação de professores, no ensino de Geografia e na Educação Ambiental, apresentam avanços e retrocessos nas versões lançadas. Em relação às respostas dos questionários, percebemos que coordenadores de curso e professores que trabalham com Educação Ambiental no mesmo curso ostentam opiniões distintas sobre a temática. A maioria absoluta dos respondentes associa os estudos sobre sociedade e natureza à Educação Ambiental. Ademais, os Quadros de Sequência Lógica (QSL) dos cursos analisados disponibilizam poucas disciplinas obrigatórias com enfoque em Educação Ambiental, mas, em contrapartida, oferecem optativas durante a sequência dos cursos. Por fim, acreditamos que a Ambientalização Curricular, baseada em Behrend (2020), Mota (2020) e Rodrigues (2022), se coloca como estratégia de abordagem como forma de transversalizar a Educação Ambiental na formação de professores de Geografia.

Bibliographies de l'auteur-e

Higor Peglow de Carvalho, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, higorcarvalho541@gmail.com

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas.

Endereço Profissional: Rua Gomes Carneiro, 1 – Centro – CEP 96010-610 – Pelotas, RS – Brasil

E-mail: higorcarvalho541@gmail.com          

 

Rosangela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, spironello@gmail.com

Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás, é professora associada da Universidade Federal de Pelotas Endereço Profissional: Rua Gomes Carneiro, 1 – Centro – CEP 96010-610 – Pelotas, RS – Brasil

Email: spironello@gmail.com           

Publié-e

2024-07-05

Comment citer

Peglow de Carvalho, H., & Spironello, R. L. (2024). A perspectiva de ambientalização curricular da educação ambiental na formação inicial de professores de Geografia. Revista Signos Geográficos, 6, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v6.79038

Numéro

Rubrique

Artigos