Alfaletramento cartográfico: uma contribuição à pedagogia multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v6.78996

Palavras-chave:

Cartografia Escolar, cartossemiótica, alfabetização cartográfica, letramento cartográfico

Resumo

Há muito discute-se sobre o fracasso escolar no Brasil. Alunos desinteressados, baixo aprendizado, condições de trabalho deficitárias, entre outros. As propostas de solução são tão extensas quanto os diagnósticos. Mas é importante que, de alguma forma, caminhos sejam trilhados na direção de uma melhora no ensino. Um desses caminhos é aproximar o que se aprende do que é vivido pelos alunos. Nesse sentido, caminha o ensino de mapas. Reconhecê-los como textos lidos pelos estudantes em seu cotidiano é uma forma de ensinar Cartografia Escolar de maneira mais assertiva. Assim, neste artigo, pretende-se analisar propostas de alfaletramento cartográfico como contribuição para a pedagogia multiletramentos. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa com os mapas dos livros da Coleção Multiversos da Editora FTD. Os resultados apontam para uma maior inserção de propostas de letramento cartográfico em livros aprovados pelo PNLD 2021.

Biografia do Autor

Jean Cássio Lima, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, jeancassiol@gmail.com

Bacharel e licenciado em Geografia, com atuação em ambas as áreas. É mestre em estudos de Linguagens pelo CEFET- MG onde pesquisou Cartografia Escolar e cartossemiótica. Já atuou em Educação Básica, Geoprocessamento, Urbanismo, Geopolítica e Cartossemiótica. Atualmente trabalha como professor de Geografia de Ensino Médio na rede de ensino SESI FIEMG e com elaboração de material para editoras e empresas de educação. É produtor de conteúdo nas mídias sociais de Geografia e Atualidades.

Endereço Profissional: Avenida Amazonas, 5253, Bairro Nova Suíça, Belo Horizonte - MG - CEP 30421-169. CEFET-MG Campus Nova Suíça - Prédio Principal, 4º andar, sala 445.

Email: jeancassiol@gmail.com

Downloads

Publicado

29-05-2024

Como Citar

Lima, J. C. (2024). Alfaletramento cartográfico: uma contribuição à pedagogia multiletramentos. Revista Signos Geográficos, 6, 1–25. https://doi.org/10.5216/signos.v6.78996

Edição

Seção

Artigos