Diálogo sobre a cidadania na BNCC numa perspectiva freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.77433

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, emancipação humana, formação cidadã, perspectiva freiriana

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a perspectiva de emancipação humana e de cidadania apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fazendo, desse modo, uma conexão e um diálogo com a perspectiva freiriana. O problema norteador consiste na seguinte investigação: Qual a contribuição da BNCC para promover uma formação na perspectiva cidadã e de sujeitos humanamente emancipados? O estudo envolveu pesquisa bibliográfica e documental, pautada na hermenêutica dialógica e amparada em elementos da Análise Textual Discursiva (ATD). Os autores fundamentais para o estudo incluem Copatti e Andreis (2021), Simões e Andreis (2019), Freire (1974, 2004, 2001), Gadotti (2013) e Silva e Estormovski (2023). A pesquisa indica que a formação para a cidadania, a partir dessa política, caminha na direção de uma visão encurtada do mundo, com precária contribuição para a educação emancipatória humanística e, em boa medida, imputando à escola o compromisso de encontrar caminhos para responder a esta demanda. Interligando a BNCC aos princípios pedagógicos preconizados por Freire, refletimos sobre a educação que transcende os discursos mercadológicos, e seja voltada à emancipação humana. Concluímos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desempenha um papel significativo na formação de sujeitos alinhados aos imperativos e demandas do sistema neoliberal por priorizar os interesses do mercado em detrimento da formação humana emancipatória, defendida pelo educador Paulo Freire. Destacamos, assim, um desafio à formação de sujeitos críticos que possam, de fato, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa diante da priorização dos interesses do mercado subjacentes na BNCC.

Biografia do Autor

Marlene Koldehoff, Instituto Federal Catarinense, Concórdia, Santa Catarina, Brasil, marlene.koldehoff@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- campus Chapecó/SC. Licenciada em Pedagogia pela (UNIASSELVI/SC) e Bacharel em Direito pela (FACC/SC). Servidora pública federal no Instituto Federal Catarinense – campus Concórdia no cargo Técnico Administrativo em Educação, na função de Assistente de Alunos.  

Endereço Profissional: Rodovia SC 283, s/n Fragosos, Concórdia - SC, CEP: 89703-720, Concórdia/SC.

Email: marlene.koldehoff@gmail.com

Adriana Maria Andreis, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil, adriana.andreis@uffs.edu.br

Doutora em Educação nas Ciências: concentração Geografia (UNIJUI/RS), professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC, na Licenciatura em Geografia, Mestrado em Geografia (PPGGeo) e Mestrado em Educação (PPGE).

Endereço Profissional: Rua Guaporé, 280, apto. 1104, Edifício Módena, centro.  CEP: 89802-300, Chapecó/SC.

Email: adriana.andreis@uffs.edu.br

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

Koldehoff, M., & Andreis, A. M. (2023). Diálogo sobre a cidadania na BNCC numa perspectiva freireana. Revista Signos Geográficos, 5, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v5.77433

Edição

Seção

Artigos