Raciocínio geográfico: reflexões e possibilidades a partir da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v5.75969Palavras-chave:
Geografia, ensino de Geografia, Raciocínio GeográficoResumo
A Base Nacional Comum Curricular estabelece competências gerais e específicas aos vários componentes curriculares. Para a Geografia, a base coloca como seu objetivo fazer com que os alunos façam de maneira crítica uma leitura do mundo, ao passo que saibam resolver os problemas oriundos da interação sociedade-natureza, estabelecendo como meio para isso o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Afim de traduzir a teoria da BNCC Geografia, o presente trabalho objetiva discutir o conceito de Raciocínio Geográfico e mostrar através de uma atividade prática como desenvolver esse raciocínio, juntamente com as habilidades e competências solicitadas pela base. O estudo mostra sua importância por servir de auxílio para a prática pedagógica dos professores de Geografia pela construção de uma proposta construída seguindo as normas da BNCC e que pode ser adaptada em outras realidades. O presente estudo tem um caminho metodológico pautado na pesquisa bibliográfica, tendo como autores Brasil (2017), Roque Valadão e Ascenção (2017), Silva (2021), Portela (2018) e na pesquisa de campo, realizada com alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental, na cidade de Teresina – PI. Conclui-se que é possível aplicar na prática o que pede a BNCC Geografia e que o raciocínio geográfico possibilita a compreensão da espacialidade do fenômeno, fazendo com que o aluno veja sentido e significado nos conteúdos de Geografia, propiciando um maior engajamento da turma no processo de ensino-aprendizagem.