O espaço geográfico no ensino de Geografia: um continuum entre necessidade biológica/existencial e conjunto de possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.74851

Palavras-chave:

Educação Geográfica, ensino de Geografia, conceitos geográficos, conhecimento geográfico

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar o espaço geográfico e suas múltiplas abordagens no ensino de Geografia na Educação Básica. Problematizou-se como a construção conceitual do espaço geográfico, enquanto atividade essencial do ensino de Geografia na Educação Básica, pode ser realizada, considerando-se as diversas perspectivas teórico-metodológicas. Como desdobramento, fruto de pesquisas bibliográficas e reflexões autorais, o desenvolvemos como um movimento contínuo entre: 1. Necessidade biológica/existencial — dimensão do sensível e o desenvolvimento do imagético do estudante para a construção da representação espacial; 2. como um elemento de construção dialética entre identidade cultural/pertencimento geográfico e a compreensão da diversidade/diferença no mundo; 3. como objeto de estudo da Geografia – síntese do conhecimento geográfico; 4. na dimensão de seus conceitos operacionais e escalas geográficas; 5.  como um instrumento lógico e sistêmico de leitura e intervenção no mundo; 6. como crítica e superação social do capitalismo e seus ajustes espaciais; e 7. como conjunto de possibilidades de transformação e transposição da realidade. Assim, acreditamos que tais abordagens no ensino de Geografia corroboram com o desenvolvimento de sua complexidade, desde a compreensão de espaço geográfico em suas partes, pela divisão do conteúdo, até a sua totalização, pela síntese do conhecimento geográfico, num processo permanente e dialético de aguçamento, destreza e formação de sensibilidades, habilidades e pensamentos geográficos.

Biografia do Autor

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil, rodrigo.capellesuess@gmail.com

Professor de Geografia junto à Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Pesquisa os seguintes temas: Educação e Currículo; Formação e desenvolvimento profissional docente; Educação Patrimonial; Educação Ambiental; Educação Geográfica/Geografia Escolar; Geografia Humanista Cultural; Geografia do Brasil; Geografia Urbana.

Endereço profissional: Sede da SEEDF, Shopping ID, SCN, Quadra 06, Conjunto A, Edifício Venâncio 3.000, Bloco B, 7° andar, Brasília/DF, CEP: 70.716-900.

E-mail: rodrigo.capellesuess@gmail.com

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, criscostaleite@gmail.com

Geógrafa, Doutora em Educação, com Mestrado em Gestão Ambiental e Especialização em Gestão do Território e Sensoriamento Remoto. Professora efetiva da Universidade de Brasília, com atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Geografia, no processo de formação de professores na área de Geografia, bem como na análise das questões referentes ao ensino/aprendizagem desse campo disciplinar. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB).

Endereço profissional: Campus universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e técnicas-MTC, Brasília-DF/CEP 70910-900.

E-mail: criscostaleite@gmail.com

Downloads

Publicado

10-08-2023

Como Citar

Capelle Suess, R., & Costa Leite, C. M. (2023). O espaço geográfico no ensino de Geografia: um continuum entre necessidade biológica/existencial e conjunto de possibilidades. Revista Signos Geográficos, 5, 1–18. https://doi.org/10.5216/signos.v5.74851

Edição

Seção

Artigos