O DESENHO GEOGRÁFICO COMO META PARA A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM-LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.74344

Palavras-chave:

desenho-geográfico, paisagem-lugar, Desenho-Geográfico, Paisagem-lugar, Ensino de Geografia, Anos Iniciais, anos iniciais

Resumo

A Geografia, como ciência que se ocupa da análise do espaço geográfico, por meio de seus mediadores conceituais, é, também, componente curricular presente na Educação Básica. Seus conhecimentos podem favorecer a leitura crítica e reflexiva da realidade e propiciar modos específicos de pensar e raciocinar a espacialidade geográfica. Nesse processo, as crianças, como atores sociais portadores de histórias e geografias, se aproximam da forma escolar dessa ciência, oficialmente, no Ensino Fundamental I, segmento no qual atua o profissional docente pedagogo. Assim, uma evidente relação entre Geografia, Infância e Educação escolar provoca a necessidade de ampliação de olhares acerca do ensino de Geografia com crianças. Nesta perspectiva, apresentamos uma reflexão que envolve os conceitos de desenho geográfico e paisagem-lugar como possibilidade para potencializar os processos de ensino-aprendizagem com crianças no contexto das práticas pedagógicas em Geografia. Tais reflexões despontam como recorte de uma pesquisa doutoral que revelou a presença de conhecimento sensível e de dimensão artística nos desenhos geográficos, envoltos em processos de imaginação, criação e criatividade. Pesquisa essa que, também, evidenciou a paisagem-lugar como dimensão conceitual e metodológica, que conjuga aspectos sociais e físico-naturais do espaço, mas que ainda é pouco explorada.

Palavras-Chave: Desenho-Geográfico, Paisagem-lugar, Ensino de Geografia, Anos Iniciais

 

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, disas.fabiana@gmail.com

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2020). É professora Adjunta I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO. Tem experiência nas áreas de Geografia e Educação, com ênfase em Geografia e Geografia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia escolar, ensino-aprendizagem, infância, espaços vivenciais, mídia e escola.

Endereço profissional: Av. Universitária, 1440 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, CEP: 74175-120.

E-mail: disas.fabiana@gmail.com

Adriana Olívia Alves, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, adrianaolivia@ufg.br

Possui graduação (licenciatura - 2000 e bacharelado-2001) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente. Mestrado (2004) em Geografia com ênfase em Planejamento Ambiental Urbano em bacias hidrográficas e Doutorado (2010) em Geografia com ênfase em Ensino de Geografia e Geomorfologia na mesma instituição. Realizou estágio-doutoral (2008-2009) na Université Le Mirail em Toulouse-França. Desde 2010 é professora adjunta nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiânia. Os principais temas de pesquisas são: Formação de Professores em Geografia, Metodologia de Ensino de Geografia, Didática do Ensino de Geografia, Ensino de Geografia nos Anos Iniciais, Ensino de Geografia e componentes físicos naturais, com ênfase em relevo e clima.

Endereço profissional: Rua Jacarandá Qd. D, Campus Samambaia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO. CEP: 74690-900.

E-mail: adrianaolivia@ufg.br

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

Rodrigues Oliveira Queiroz, F., & Olívia Alves, A. (2022). O DESENHO GEOGRÁFICO COMO META PARA A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM-LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS . Revista Signos Geográficos, 4, 1–22. https://doi.org/10.5216/signos.v4.74344

Edição

Seção

Artigos