O DESENHO COMO METODOLOGIA PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.72620

Palavras-chave:

representação gráfica, pensamento Geográfico, teoria Histórico-Cultural

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar em que medida a mobilização do raciocínio geográfico pode ser potencializada a partir do uso do desenho feito por estudantes, como metodologia de aprendizagem, em aulas de Geografia. A pesquisa teve como sujeitos 24 estudantes de uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, anos finais, de uma escola pública localizada em Brasília, Distrito Federal. Para produzir as informações empíricas, foram utilizados grupo focal, diário da pesquisadora e os desenhos feitos pelos estudantes no quadro. Para embasar a análise, combinou-se a perspectiva da pedagogia de Paulo Freire à teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e recorreu-se ainda à Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados mostraram que a apropriação do desenho como ferramenta explicativa de um modo de pensar geográfico viabilizou o desenvolvimento do raciocínio geográfico, pois permitiu aos estudantes organizarem as ideias que envolvem espacialização de fenômenos e processos e, a partir disso, expressarem-nas graficamente. Estudos futuros poderão ampliar o conhecimento sobre o raciocínio geográfico para identificar em que medida os docentes estão aptos a criar situações de aprendizagem que acionem modos de pensar e de raciocinar geográficos.

Biografia do Autor

Denise Mota Pereira da Silva, Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF), Brasília, Distrito Federal, Brasil, denysegeo@gmail.com

Doutora e mestre em Geografia pelo Departamento de Geografia da Universidade de Brasília- UnB. Pós-graduação lato-sensu pela UNICAMP (2007). Professora da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - SEESP (2000 a 2012). Atuou em escolas particulares em SP (2005 a 2010) e como coordenadora pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental (2015 e 2016) no Paranoá - DF. Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal-SEEDF. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia - GEAF/UnB e do Grupo de Estudos de Cartografia para Escolares - GECE/UFG. Compõe a Equipe Educacional do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal- IHGDF.

Endereço profissional: Centro de Ensino Fundamental 410 Norte, Coordenação Regional de Ensino Plano Piloto. Quadra SQN 410, Asa Norte. CEP: 70865000 - Brasília, DF - Brasil

E-mail: denysegeo@gmail.com

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Publicado

13-07-2022

Como Citar

Mota Pereira da Silva, D. (2022). O DESENHO COMO METODOLOGIA PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos Geográficos, 4, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v4.72620

Edição

Seção

Artigos