CIDADES QUE ENCANTAM, CIDADES QUE EDUCAM: CAMINHOS PARA UMA CIDADE EDUCADORA
Palavras-chave:
cidades educadoras, questão urbana, territórios educativos, ensino de Geografia, AnanindeuaResumo
O artigo tem como objetivo analisar as contribuições do Movimento Internacional das Cidades Educadoras e suas possíveis contribuições para a educação básica no Brasil, diagnosticando sua relevância para a prática cidadã, como também, destacar seus princípios norteadores, sugerindo caminhos para a constituição desses espaços educativos formais e não formais. Ao mesmo tempo, problematizar os pontos relevantes da questão urbana como desafios para a construção de uma cidade educadora e para o ensino da Geografia no mundo contemporâneo, cada vez mais complexo e dinâmico. Buscando, a partir dos múltiplos usos da cidade, a construção de um projeto educativo que, por um lado, dialogue com as histórias e territórios dos múltiplos sujeitos que constroem as cidades e, por outro lado, dialogando com uma prática educativa dinâmica e ativa. O presente artigo toma como referência a experiência desenvolvida na cidade de Ananindeua, Pará, na Região Metropolitana de Belém. A atividade desenvolvida foi a criação de um roteiro Geo-turístico e educativo na cidade, em Ananindeua desenvolvido para alunos do ensino básico.