CIUDADES QUE ENCANTAN, CIUDADES QUE EDUCAN: CAMINOS PARA UNA CIUDAD EDUCADORA

Autores/as

Palabras clave:

ciudades educativas, cuestión urbana, territorios educativos, enseñanza de Geografía, Ananindeua

Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar las contribuciones del Movimiento Internacional de Ciudades Educadoras y sus posibles contribuciones a la educación básica en Brasil, diagnosticando su relevancia para la práctica ciudadana, así como destacando sus principios rectores, sugiriendo formas para la constitución de estos espacios educativos formales. y no formal Al mismo tiempo, problematice los puntos relevantes de la cuestión urbana como desafíos para la construcción de una ciudad educadora y para la enseñanza de la Geografía en el mundo contemporáneo, que es cada vez más complejo y dinámico. Buscando, desde los múltiples usos de la ciudad, la construcción de un proyecto educativo que, por un lado, dialoga con las historias y territorios de los múltiples sujetos que construyen las ciudades y, por otro lado, dialoga con una práctica educativa dinámica y activa. Este artículo toma como referencia la experiencia desarrollada en la ciudad de Ananindeua, Pará, en la Región Metropolitana de Belém. La actividad desarrollada fue la creación de un itinerario geoturístico y educativo en la ciudad, en Ananindeua desarrollado para estudiantes de primaria.

Biografía del autor/a

Antônio Orlando de Castro, Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil

Geógrafo, educador, autor e palestrante, com bacharelado e licenciatura plena em Geografia (UFPA), especialista em ensino de geografia (UFPA) e mestrando em geografia pelo PPGEO/UFPA, a mais de 20 anos professor da rede pública e privada, sendo concursado da SEDUC-PA desde 2008.Professor formador BNCC e ENEM da Escola de Governança Pública do Estado do Pará – EGPA

Adolfo Oliveira Neto, Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil

Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), sendo fundador da cadeira 42. Professor Visitante da Universidade de Cardiff, no Reino Unido (2018). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017), campus de Presidente Prudente. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (2011), graduado em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010) e em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2007). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia nos Países Subdesenvolvidos (GPEG/CNPQ). Coordenador do Curso de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia com Ênfase em Desenvolvimento Territorial Rural, oferecido em parceria entre a UFPA e o INCRA, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Atualmente dedica-se à Questão Agrária e ao Ensino de Geografia com ênfase na educação do campo na Amazônia.

João Márcio Palheta, Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil

Graduado em Licenciatura e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1995), especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (FIPAM) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA, 1996), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará/NAEA (1999) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP Presidente Prudente-SP, 2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, pertencente a Faculdade de Geografia e Cartografia desenvolvendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia. É Líder do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/CNPq), Ex-Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC) da Faculdade Geografia e Cartografia, Ex- Diretor Adjunto do IFCH (2006-2010), Membro do Conselho Diretor da FADESP , Ex- Diretor Geral do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (2010-2014) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Socioefetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFPA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Ordenamento Territorial, Organização Econômica dos Territórios de Mineração na Amazônia, Geopolítica dos Recursos Minerais e Impactos Socioeconômicos-ambientais dos Grandes Empreendimentos na PanAmazônia.

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

de Castro, A. O., Neto, A. O. ., & Palheta, J. M. . (2020). CIUDADES QUE ENCANTAN, CIUDADES QUE EDUCAN: CAMINOS PARA UNA CIUDAD EDUCADORA. Revista Signos Geográficos, 2, 1–30. Recuperado a partir de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/66325

Número

Sección

Artigos