ENCHANTING CITIES, EDUCATING CITIES: WAYS TO AN EDUCATIONAL CITY

Authors

Keywords:

educating cities, urban question, educational territories, Geography teaching, Ananindeua

Abstract

The article aims to analyze the contributions of the International Movement of Educating Cities and their possible contributions to basic education in Brazil, diagnosing its relevance to citizen practice, as well as highlighting its guiding principles, suggesting ways for the constitution of these formal educational spaces. and not formal. At the same time, problematize the relevant points of the urban question as challenges for the construction of an educating city and for the teaching of Geography in the contemporary world, which is increasingly complex and dynamic. Seeking, from the multiple uses of the city, the construction of an educational project that, on the one hand, dialogues with the stories and territories of the multiple subjects who build the cities and, on the other hand, dialoguing with a dynamic and active educational practice. This article takes as a reference the experience developed in the city of Ananindeua, Pará, in the Metropolitan Region of Belém. The activity developed was the creation of a Geo-tourist and educational itinerary in the city, in Ananindeua developed for elementary school students.

Author Biographies

Antônio Orlando de Castro, Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil

Geógrafo, educador, autor e palestrante, com bacharelado e licenciatura plena em Geografia (UFPA), especialista em ensino de geografia (UFPA) e mestrando em geografia pelo PPGEO/UFPA, a mais de 20 anos professor da rede pública e privada, sendo concursado da SEDUC-PA desde 2008.Professor formador BNCC e ENEM da Escola de Governança Pública do Estado do Pará – EGPA

Adolfo Oliveira Neto, Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil

Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), sendo fundador da cadeira 42. Professor Visitante da Universidade de Cardiff, no Reino Unido (2018). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017), campus de Presidente Prudente. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (2011), graduado em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010) e em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2007). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia nos Países Subdesenvolvidos (GPEG/CNPQ). Coordenador do Curso de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia com Ênfase em Desenvolvimento Territorial Rural, oferecido em parceria entre a UFPA e o INCRA, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Atualmente dedica-se à Questão Agrária e ao Ensino de Geografia com ênfase na educação do campo na Amazônia.

João Márcio Palheta, Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil

Graduado em Licenciatura e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1995), especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (FIPAM) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA, 1996), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará/NAEA (1999) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP Presidente Prudente-SP, 2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, pertencente a Faculdade de Geografia e Cartografia desenvolvendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia. É Líder do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/CNPq), Ex-Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC) da Faculdade Geografia e Cartografia, Ex- Diretor Adjunto do IFCH (2006-2010), Membro do Conselho Diretor da FADESP , Ex- Diretor Geral do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (2010-2014) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Socioefetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFPA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Ordenamento Territorial, Organização Econômica dos Territórios de Mineração na Amazônia, Geopolítica dos Recursos Minerais e Impactos Socioeconômicos-ambientais dos Grandes Empreendimentos na PanAmazônia.

Published

2020-12-23

How to Cite

de Castro, A. O., Neto, A. O. ., & Palheta, J. M. . (2020). ENCHANTING CITIES, EDUCATING CITIES: WAYS TO AN EDUCATIONAL CITY. Revista Signos Geográficos, 2, 1–30. Retrieved from https://revistas.ufg.br/signos/article/view/66325

Issue

Section

Artigos