Desafios e possibilidades de aplicação da cartografia social enquanto linguagem nos cursos de Geografia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v7.84385

Parole chiave:

formação de professores, Geografia, cartografia social

Abstract

Este artigo tem o objetivo de discutir a utilização da Cartografia Social nos planos de ensino de Cartografia em cursos de licenciatura de Geografia nas IES brasileiras. A partir de dados produzidos pela pesquisa coletiva do Grupo de Estudos e Pesquisas de Cartografia para Escolares (GECE), por meio de entrevistas com docentes, percebemos poucas inserções da Cartografia Social. Nesse sentido, buscamos compreender as principais dificuldades para a discussão sobre a Cartografia Social enquanto linguagem na formação inicial de professores nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. As questões direcionadas aos docentes versaram sobre a percepção diante das perspectivas cartográficas não-euclidianas na formação do professor de Geografia e em que contexto são evidenciadas em suas aulas.

Biografie autore

Lorena Francisco de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, lorena.souza@ufg.br

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), mestra e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutora em Geografia na linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente da graduação e pós-graduação no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG).

Endereço Profissional: Av. Esperança, s/n., Samambaia, Goiânia, Goiás.

CEP: 74001-970

E-mail: lorena.souza@ufg.br

Winicius Alves de Freitas, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, winiciusalves@discente.ufg.br

Mestrando em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Graduado em Geografia pela UFG.

Endereço Profissional: Av. Esperança, s/n., Samambaia, Goiânia, Goiás.

CEP: 74001-970

E-mail: winiciusalves@discente.ufg.br

Pubblicato

2025-12-09

Come citare

Souza, L. F. de, & Freitas, W. A. de. (2025). Desafios e possibilidades de aplicação da cartografia social enquanto linguagem nos cursos de Geografia. Revista Signos Geográficos, 7, 1–17. https://doi.org/10.5216/signos.v7.84385

Fascicolo

Sezione

Dossiê