Tendências das práticas pedagógicas e estratégias nas pesquisas sobre os componentes físico-naturais do espaço geográfico
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v7.82936Parole chiave:
ensino de Geografia, componentes físico-naturais, estratégias de ensino e de aprendizagemAbstract
Os componentes físico-naturais apresentam-se em conhecimentos da Geografia Escolar e integram os conteúdos representados pela Geografia Física, também sob a ótica da Geografia Humana, sendo um elo essencial para compreensão geográfica espacial. É nesse contexto que o Ensino de Geografia, em específico o ensino dos componentes físico-naturais, contribui para a formação crítica dos estudantes, assim como o uso de estratégias de ensino e de aprendizagem, com intencionalidade pedagógica, torna-se necessário na compreensão de situações geográficas. Ao buscar articular os componentes físico-naturais e as estratégias de ensino e aprendizagem, o presente texto objetiva discutir, tendo como recorte analítico as publicações do IV Colóquio de Pesquisadores de Geografia Física e Ensino de Geografia, as práticas educativas que envolvem a abordagem dos componentes físico-naturais em sala de aula, e as estratégias mobilizadas no seu processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa se desenvolve dentro de uma perspectiva qualitativa, com base na literatura de área e aplicação de ficha de análise. Após averiguar os artigos, percebeu-se que as atividades descritas dizem respeito ao uso de sequências didáticas, produção textual, recursos didáticos de apoio, trabalhos de campo, rodas de conversa, brincadeiras, jogos, entre outras propostas que mediam o processo de aprendizagem cognitiva e metacognitiva, propiciando que as temáticas físico-naturais se apresentem como um potente conteúdo curricular, que visa contribuir para a formação crítica dos estudantes.
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