Tendências das práticas pedagógicas e estratégias nas pesquisas sobre os componentes físico-naturais do espaço geográfico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v7.82936

Mots-clés :

ensino de Geografia, componentes físico-naturais, estratégias de ensino e de aprendizagem

Résumé

Os componentes físico-naturais apresentam-se em conhecimentos da Geografia Escolar e integram os conteúdos representados pela Geografia Física, também sob a ótica da Geografia Humana, sendo um elo essencial para compreensão geográfica espacial. É nesse contexto que o Ensino de Geografia, em específico o ensino dos componentes físico-naturais, contribui para a formação crítica dos estudantes, assim como o uso de estratégias de ensino e de aprendizagem, com intencionalidade pedagógica, torna-se necessário na compreensão de situações geográficas. Ao buscar articular os componentes físico-naturais e as estratégias de ensino e aprendizagem, o presente texto objetiva discutir, tendo como recorte analítico as publicações do IV Colóquio de Pesquisadores de Geografia Física e Ensino de Geografia, as práticas educativas que envolvem a abordagem dos componentes físico-naturais em sala de aula, e as estratégias mobilizadas no seu processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa se desenvolve dentro de uma perspectiva qualitativa, com base na literatura de área e aplicação de ficha de análise. Após averiguar os artigos, percebeu-se que as atividades descritas dizem respeito ao uso de sequências didáticas, produção textual, recursos didáticos de apoio, trabalhos de campo, rodas de conversa, brincadeiras, jogos, entre outras propostas que mediam o processo de aprendizagem cognitiva e metacognitiva, propiciando que as temáticas físico-naturais se apresentem como um potente conteúdo curricular, que visa contribuir para a formação crítica dos estudantes.

Bibliographies de l'auteur-e

Liz Cristiane Dias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, lizcdias@gmail.com

Professora da Universidade Federal de Uberlândia. Possui Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2018 – 2019). Possui doutorado (2008), mestrado (2003) e graduação (2000) em Geografia pela Universidade Estadual de Paulista – UNESP.

Endereço profissional: R. Vinte, 1600 - Tupã, Ituiutaba - MG

CEP: 38304-402

E-mail: lizcdias@gmail.com

Alexandra Luize Spironello, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, spironelloalexandra@gmail.com

Graduanda do curso de Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal Pelotas, Pelotas - RS.

Endereço profissional: Rua Gomes Carneiro, 1, Centro. Pelotas - RS

CEP: 96010610

E-mail: spironelloalexandra@gmail.com

Rosangela Lurdes Spironello, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, spironello@gmail.com

Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação - Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2017).

Endereço profissional: Rua Gomes Carneiro, 1, Centro, Pelotas - RS

CEP: 96010610

E-mail: spironello@gmail.com

 

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Publié-e

2025-11-25

Comment citer

Dias, L. C., Spironello, A. L., & Spironello, R. L. (2025). Tendências das práticas pedagógicas e estratégias nas pesquisas sobre os componentes físico-naturais do espaço geográfico. Revista Signos Geográficos, 7, 1–22. https://doi.org/10.5216/signos.v7.82936

Numéro

Rubrique

Artigos