Elementos indicadores da mobilização do pensamento geográfico por estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v5.74935Parole chiave:
práticas espaciais, influências da globalização, mobilização de elementos do pensamento, interpretação crítico-reflexiva, método para o ensinoAbstract
Este trabalho é fruto de reflexões teórico-práticas relacionadas à educação básica sobre a importância dos elementos epistêmicos da Geografia para a análise geográfica. Diante disso, emergiu a seguinte questão problematizadora: em situação prática de experimentação em contexto de sala de aula no Ensino Médio, podem-se identificar elementos indicadores que evidenciam a potencialidade da mobilização do pensamento geográfico dos estudantes do Ensino Médio? Para atingir esse propósito, o trabalho teve como objetivo analisar a mobilização do pensamento geográfico na interpretação de práticas espaciais por estudantes do Ensino Médio em escolas públicas do Gama, no Distrito Federal, em 2021. A metodologia se estrutura na abordagem da pesquisa qualitativa e modalidade participante. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo. Em campo, efetuaram-se ações didático-pedagógicas por meio de uma oficina pedagógica e aplicação de testes com situações-problema. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na identificação de elementos indicadores do pensamento geográfico em frases ou palavras nos posicionamentos dos sujeitos. Os resultados evidenciam que os estudantes, ao serem estimulados por situações-problema, com perguntas geográficas, mobilizaram elementos indicadores do pensamento geográfico – conceitos e princípios lógicos. Portanto, indica-se problematizar os temas/conteúdos com perguntas geográficas orientadas com elementos do pensamento geográfico a fim de propiciar a capacidade intelectual dos estudantes de interpretarem a espacialidade da realidade de forma crítica-reflexiva e propositiva.