O histórico da presença da linguagem cartográfica nos currículos escolares brasileiros dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.74111

Parole chiave:

Cartografia Escolar, currículo escolar, história do ensino de Geografia

Abstract

A linguagem cartográfica é uma ferramenta fundamental da Geografia Escolar, pois permite a representação visual do espaço geográfico e de suas características. Ela possibilita a construção de mapas e outras representações gráficas que ajudam a compreender as relações entre os fenômenos geográficos e suas interações. Apesar da importância da cartografia para a humanidade, as metodologias de ensino sobre cartografia nem sempre estiveram presentes nos currículos escolares e os mapas eram utilizados apenas como meio de localização dos objetos de estudo. Neste contexto, o presente artigo analisa e discute como os mapas foram utilizados ao longo da história da Geografia Escolar e como a linguagem cartográfica conquistou o seu espaço nos currículos escolares brasileiros. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de autores clássicos da História da Geografia Escolar, da Cartografia Escolar e dos documentos curriculares que nortearam a educação brasileira. Os resultados indicam que, de modo geral, a linguagem cartográfica conquistou o seu espaço no campo de batalhas do currículo escolar por meio de pesquisas acadêmicas iniciadas no final da década de 1970 que ressaltavam a sua importância desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As universidades e a Associação dos Geógrafos Brasileiros foram importantes para os debates sobre os paradigmas teóricos da Cartografia Escolar e as suas mudanças de perspectivas ao longo da história. Destarte os apontamentos críticos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressaltam a importância da Cartografia Escolar e da linguagem cartográfica entendida como uma ferramenta fundamental para o ensino de Geografia, que deve ser abordada de forma integrada com outros conteúdos e desenvolvida de forma crítica e reflexiva.

Biografie autore

Vanderson Rafael Muller Dapper, Secretaria Municipal de Educação, Pato Bragado, Paraná, Brasil, vandersondapper@hotmail.com

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon. Possui Licenciatura em Geografia pela UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon e Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest (UNIFACVEST). Atualmente é professor efetivo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das prefeituras dos municípios de Marechal Cândido Rondon e Pato Bragado no Estado do Paraná.

Endereço Profissional: Rua Paranaguá, 891, CEP: 85.948-000, Pato Bragado.

E-mail: vandersondapper@hotmail.com

Ericson Hideki Hayakawa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, ericson_geo@yahoo.com.br

Doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor da graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Campo Mourão.

Endereço Profissional: Rua Pernambuco, 1777, CEP: 85.960-000, Marechal Cândido Rondon.

E-mail: ericson_geo@yahoo.com.br

Terezinha Correa Lindino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, terezinhalindino@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus Marília (2005). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Endereço Profissional: Rua Pernambuco, 1777, CEP: 85.960-000, Marechal Cândido Rondon.

E-mail: terezinhalindino@gmail.com

Pubblicato

2023-04-13

Come citare

Muller Dapper, V. R., Hideki Hayakawa, E., & Correa Lindino, T. (2023). O histórico da presença da linguagem cartográfica nos currículos escolares brasileiros dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Signos Geográficos, 5, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v5.74111

Fascicolo

Sezione

Artigos