A INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS RURAIS, ESTUDO SOBRE O USO DIDÁTICO DE ATLAS MUNICIPAL ELETRÔNICO INTERATIVO
Parole chiave:
Cartografia Escolar, atlas eletrônico, inclusão digital, escolas ruraisAbstract
No ensino da Geografia, a construção do conhecimento cartográfico necessita do referencial constituído pelo espaço vivido, referencial que possibilita compreender a variação escalar. Assim, os mapas devem ser utilizados como instrumentos pedagógicos desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Com o advento da tecnologia, torna-se importante a transformação dos métodos de ensino e aprendizagem, proporcionando a inclusão digital nas escolas e instigando os alunos à participação ativa na construção do conhecimento. Os mapas digitais e os atlas eletrônicos municipais são instrumentos que auxiliam, de forma interativa e prazerosa, as ações didáticas e estimulam os alunos à leitura e interpretação do espaço geográfico. Porém, muitos recursos didáticos estão disponíveis na internet; contudo, nem sempre as escolas do meio rural têm acesso facilitado. Existe ainda certa dificuldade na inserção destas tecnologias no ambiente escolar. Então, os atlas eletrônicos municipais surgem com uma proposta inovadora para motivar a inclusão digital. Desta forma, objetiva-se avaliar os efeitos da inclusão de tecnologias digitais nas escolas do meio rural do município de Restinga Sêca, RS, a partir da utilização do Atlas Eletrônico e Socioeconômico do município de Restinga Sêca. Foram realizadas atividades referentes à Cartografia básica e temática com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em distintas escolas rurais do município. Verificou-se que a inclusão digital a partir do Atlas Eletrônico Municipal proporcionou ganhos significativos e trouxe avanços tanto no ensino da Geografia, quanto nas reflexões sobre o processo de aprendizagem e o progresso cognitivo.