A INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS RURAIS, ESTUDO SOBRE O USO DIDÁTICO DE ATLAS MUNICIPAL ELETRÔNICO INTERATIVO

Autores

Palavras-chave:

Cartografia Escolar, atlas eletrônico, inclusão digital, escolas rurais

Resumo

No ensino da Geografia, a construção do conhecimento cartográfico necessita do referencial constituído pelo espaço vivido, referencial que possibilita compreender a variação escalar. Assim, os mapas devem ser utilizados como instrumentos pedagógicos desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Com o advento da tecnologia, torna-se importante a transformação dos métodos de ensino e aprendizagem, proporcionando a inclusão digital nas escolas e instigando os alunos à participação ativa na construção do conhecimento. Os mapas digitais e os atlas eletrônicos municipais são instrumentos que auxiliam, de forma interativa e prazerosa, as ações didáticas e estimulam os alunos à leitura e interpretação do espaço geográfico. Porém, muitos recursos didáticos estão disponíveis na internet; contudo, nem sempre as escolas do meio rural têm acesso facilitado. Existe ainda certa dificuldade na inserção destas tecnologias no ambiente escolar. Então, os atlas eletrônicos municipais surgem com uma proposta inovadora para motivar a inclusão digital. Desta forma, objetiva-se avaliar os efeitos da inclusão de tecnologias digitais nas escolas do meio rural do município de Restinga Sêca, RS, a partir da utilização do Atlas Eletrônico e Socioeconômico do município de Restinga Sêca. Foram realizadas atividades referentes à Cartografia básica e temática com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em distintas escolas rurais do município. Verificou-se que a inclusão digital a partir do Atlas Eletrônico Municipal proporcionou ganhos significativos e trouxe avanços tanto no ensino da Geografia, quanto nas reflexões sobre o processo de aprendizagem e o progresso cognitivo.

Biografia do Autor

Angélica Cirolini, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Informações Espaciais Georreferenciadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, graduado em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria e graduada em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Pelotas.

Endereço profissional: Praça Domingos Rodrigues, n. 2, Porto, CEP: 96010440 - Pelotas, RS – Brasil.

E-mail: acirolini@gmail.com

Nelson Rego, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduado em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Endereço profissional: Av. Bento Gonçalves, 9500 - Porto Alegre – RS, CEP: 90540-000 - Porto Alegre, RS – Brasil

E-mail: nelson.rego@ufrgs.br

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Publicado

18-11-2021

Como Citar

Cirolini, A., & Rego, N. (2021). A INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS RURAIS, ESTUDO SOBRE O USO DIDÁTICO DE ATLAS MUNICIPAL ELETRÔNICO INTERATIVO. Revista Signos Geográficos, 3, 1–17. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/70168

Edição

Seção

Artigos