O PROBLEMA-TEMA E A SITUAÇÃO GEOGRÁFICA PROPOSTOS NA BNCC E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA
Parole chiave:
ensino de geografia, metodologia de ensino, situação geográficaAbstract
Ler e escrever sobre a Base Nacional Comum Curricular é uma tarefa que se impõe
para atualizar o debate e projetar a Geografia Escolar. O presente artigo seleciona como foco
de reflexão a questão do problema-tema e a indicação de trabalhar a situação geográfica como
forma-conteúdo de organização e interpretação da realidade socioespacial. Delimita para
análise a etapa do Ensino Fundamental II. Na estrutura da Base identificam-se competências
gerais e específicas, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. Consta na
Base a concepção de educação geográfica a ser desenvolvida por meio do que denomina
resolução de problemas. A palavra problema é instigadora do entendimento sobre o papel da
Escola como lugar da ciência. Neste artigo, sustenta-se que o problema precisa ser trabalhado
como problema científico e como recurso didático para a apropriação recriada da
universalidade do conhecimento. A situação geográfica é o caminho metodológico que vai
elaborar o problema-tema, com a perspectiva de interpretação fundamentada no método da
Geografia. Como fazer o ensino-aprendizagem da Geografia, por meio de metodologias
temáticas, problematizadoras e cooperativas que promovem a ruptura com a visão prescritiva
do documento curricular completa o conteúdo do texto.