O PROBLEMA-TEMA E A SITUAÇÃO GEOGRÁFICA PROPOSTOS NA BNCC E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA

Auteurs-es

Mots-clés :

ensino de geografia, metodologia de ensino, situação geográfica

Résumé

Ler e escrever sobre a Base Nacional Comum Curricular é uma tarefa que se impõe
para atualizar o debate e projetar a Geografia Escolar. O presente artigo seleciona como foco
de reflexão a questão do problema-tema e a indicação de trabalhar a situação geográfica como
forma-conteúdo de organização e interpretação da realidade socioespacial. Delimita para
análise a etapa do Ensino Fundamental II. Na estrutura da Base identificam-se competências
gerais e específicas, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. Consta na
Base a concepção de educação geográfica a ser desenvolvida por meio do que denomina
resolução de problemas. A palavra problema é instigadora do entendimento sobre o papel da
Escola como lugar da ciência. Neste artigo, sustenta-se que o problema precisa ser trabalhado
como problema científico e como recurso didático para a apropriação recriada da
universalidade do conhecimento. A situação geográfica é o caminho metodológico que vai
elaborar o problema-tema, com a perspectiva de interpretação fundamentada no método da
Geografia. Como fazer o ensino-aprendizagem da Geografia, por meio de metodologias
temáticas, problematizadoras e cooperativas que promovem a ruptura com a visão prescritiva
do documento curricular completa o conteúdo do texto.

 

 

 

Biographie de l'auteur-e

Leonardo Dirceu de Azambuja, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil

Graduado em Geografia (1979), Licenciatura, pela UNIJUI. É Mestre em Educação (1991) e
Doutor em Geografia (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É
Professor Adjunto, dedicação exclusiva, no Departamento de Geografia e no Programa de Pós-
Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integra o Grupo de
Pesquisa: Educação Geográfica e Formação de Professores em Geografia (EDUPROGEO).
Tem experiência na área de Geografia e Educação com ênfase em Métodos e Técnicas de
Ensino, principalmente nos seguintes temas: Geografia, metodologia do ensino, formação de
professores e ensino de Geografia.
Endereço: Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes,
Departamento de Geografia. Avenida Colombo, 5790 Zona 07 87030121 - Maringá, PR –
Brasil.
E-mail: leonardoddirceuazambuja@gmail.com

Publié-e

2020-12-29

Comment citer

Azambuja, L. D. de. (2020). O PROBLEMA-TEMA E A SITUAÇÃO GEOGRÁFICA PROPOSTOS NA BNCC E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 2, 1–21. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/66797

Numéro

Rubrique

Artigos