O ensino de Geografia na fronteira: concepções e práticas docentes em Livramento-Rivera

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v7.83014

Mots-clés :

ensino de Geografia, currículo, estudos fronteiriços, Santana do Livramento-Rivera

Résumé

Este texto se situa no campo do ensino de Geografia e dos estudos fronteiriços, compreendendo como cenário de pesquisa as cidades-gêmeas de Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. O trabalho parte do pressuposto de que a fronteira é diferente dos demais territórios que constituem os Estados nacionais, parecendo haver uma densidade maior de particularidades que se refletem em muitas geografias. Defende a necessidade de propostas para a construção de um currículo diversificado, integrativo, ligado à vida, que contemple o lugar e as suas especificidades, concebido a partir das infinitas relações que mantém com o mundo. Com essa leitura, procura responder de que formas o contexto fronteiriço impacta a atuação docente e o ensino de Geografia. Para tanto, a pesquisa é baseada na análise qualitativa de entrevistas realizadas com professores de Geografia da Educação Básica, de Santana do Livramento e de Rivera. Do interior desses movimentos evidenciam-se saberes e fazeres pedagógicos distintos entre os docentes uruguaios e brasileiros, atribuindo-se essas diferenças aos locais onde esses sujeitos realizaram a formação inicial, à estrutura curricular dessa e ao fato de serem, ou não, lugarizados ao espaço fronteiriço. Destarte, apresentam-se sugestões para a formação continuada dos professores de Geografia, com o intuito de valorizar a fronteira como espaço pedagógico e promover práticas que integrem conhecimentos, experiências e a realidade local.

Biographie de l'auteur-e

Marcos Irineu Klausberger, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, mklaustablet@gmail.com

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Novo Hamburgo. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2020).

Endereço Profissional: Rua Pinheiro Machado, 205. Bairro Industrial. Novo Hamburgo.

CEP: 93320-490

E-mail: mklaustablet@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

2025-10-17

Comment citer

Klausberger, M. I. (2025). O ensino de Geografia na fronteira: concepções e práticas docentes em Livramento-Rivera . Revista Signos Geográficos, 7, 1–20. https://doi.org/10.5216/signos.v7.83014

Numéro

Rubrique

Artigos