Reconfigurando a Educação de Jovens e Adultos: o poder do Estado em tempos de transformação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v6.78034

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, poder, direito, Estado

Résumé

O livro "Por uma Geografia do Poder", de Claude Raffestin (1993), aborda de forma abrangente o tema do poder e sua relação com a Geografia. No contexto educacional é essencial compreender como a Educação de Jovens e Adultos desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Neste artigo, exploraremos a importância da Educação de Jovens e Adultos, o direito garantido pelo Estado, as mudanças trazidas pela Resolução nº 01/21 do Conselho Nacional de Educação e o panorama atual dessa modalidade de ensino no Brasil. Para isso se tem como objetivo analisar, a partir das contribuições de Raffestin (1993), como o Poder do Estado garante a Educação de Jovens e Adultos como direito a partir do momento que a oferta legalmente, mas a negligencia na prática. A metodologia se desenvolve a partir de revisão literária, principalmente na legislação referente a EJA, além da análise de dados quantitativos fornecidos por órgãos oficiais.

Bibliographies de l'auteur-e

Jhon Lenon Tavares Santos, Universidade Federal do Pará, Altamira, Pará, Brasil, tjholenno@gmail.com

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará e professor na rede pública municipal de ensino de Altamira – Pará

Endereço Profissional: Rua Coronel José Porfírio, 2515 - Bairro: Esplanada do Xingu. Altamira, Pará.

CEP: 68372-040

Email: tjholenno@gmail.com

Leonardo Pinto dos Santos, Universidade Federal do Pará, Altamira, Pará, Brasil, leonardosantos@ufpa.br

Professor da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira

Endereço Profissional: Rua Coronel José Porfírio, 2515 - Bairro: Esplanada do Xingu. Altamira, Pará.

CEP: 68372-040

Email: leonardosantos@ufpa.br

Téléchargements

Publié-e

2024-04-30

Comment citer

Tavares Santos, J. L., & Pinto dos Santos, L. (2024). Reconfigurando a Educação de Jovens e Adultos: o poder do Estado em tempos de transformação. Revista Signos Geográficos, 6, 1–17. https://doi.org/10.5216/signos.v6.78034

Numéro

Rubrique

Artigos