A psicosfera do agronegócio: a educação geográfica como possibilidade para o esclarecimento e reflexão

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v5.77415

Mots-clés :

Psicosfera, Agronegócio, Educação Geográfica

Résumé

No atual período globalizado, distintos agentes organizam os territórios para atenderem suas necessidades e, nesse processo, na busca pela formulação de imaginários sociais favoráveis a seus interesses, tais agentes econômicos auxiliam a consolidação de verdadeiras Tecnosferas e Psicosferas. Dentre as regiões especializadas estão regiões em diferentes setores do agronegócio sempre amparadas e ancoradas por uma base material (técnica) e uma base imaterial (das ações), tais âncoras surgem do trabalho realizado por esses agentes que condicionam o ordenamento territorial desses subespaços, sendo uma questão da Geografia questionar e investigar a produção de tais “imaginações geográficas”. Tomando como partida isso, o presente ensaio procura realizar, como objetivo, reflexões acerca de como a educação geográfica, enquanto uma formação cidadã, pode servir como meio de esclarecimento e reflexão acerca da constituição de psicosferas em torno do Agronegócio. Para realizar esse esforço, metodologicamente, o ensaio parte de revisões bibliográficas, obtendo como resultado, primeiro, a discussão de conceitos de Psicosfera e Tecnosfera, segundo, a realização de análise de estudos já feitos sobre como se dá a consolidação de psicosferas do agronegócio em regiões especializadas, e por fim a realização de algumas análises e ponderações acerca de como a educação geográfica pode ser um caminho possível para elucidação de tais temáticas.

Biographie de l'auteur-e

Tiago Wilian Rocha Dalmora, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil, tiagowiliamrochadalmora@gmail.com

Graduado em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-Chapecó), Especialista em Docência em Geografia e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única de Ipatinga, Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGGEO-UFFS-Chapecó e Erechim). Professor da rede estadual de ensino do Estado de Santa Catarina. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC)

Endereço profissional: Rodovia SC 484 – Km 02, Fronteira Sul, Chapecó SC, CEP 89815-899.

E-mail: tiagowiliamrochadalmora@gmail.com

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Publié-e

2023-11-03

Comment citer

Rocha Dalmora, T. W. (2023). A psicosfera do agronegócio: a educação geográfica como possibilidade para o esclarecimento e reflexão. Revista Signos Geográficos, 5, 1–11. https://doi.org/10.5216/signos.v5.77415

Numéro

Rubrique

Artigos