A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: DOS SABERES E PRÁTICAS À IDENTIDADE DOCENTE EM GEOGRAFIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/signos.v4.71994

Mots-clés :

prática como componente curricular, saberes, identidade docente em Geografia

Résumé

No conjunto das medidas e ações empreendidas a partir do estabelecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos anos 2000, destaca-se a Prática como Componente Curricular (PCC), com o propósito de romper com o modelo 3+1, que durante anos caracterizou a formação de professores no país e, por conseguinte, superar a dicotomia entre teoria e prática. Diante disto, o presente texto, recorte teórico e resultado de pesquisas bibliográficas, propõe uma discussão acerca das contribuições da Prática como Componente Curricular na mediação entre saberes e práticas e a constituição da identidade docente em Geografia. Para tal, apresentam-se alguns dos possíveis entraves em torno da interlocução entre a dimensão acadêmica e escolar do conhecimento geográfico no cenário de formação de professores de Geografia no Brasil, considerando como pressuposto basilar a reflexão em torno dos saberes docentes e, mais notadamente, dos saberes docentes em Geografia. Dimensiona-se a prática sob a perspectiva de práxis, determinante da dialética entre teoria e prática e entre saberes docentes e epistemologia do conhecimento geográfico.

Biographie de l'auteur-e

Viviane Caetano Ferreira Gomes, Rede Básica de Ensino, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FFP. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Estudo e pesquisa nas áreas: ensino de Geografia; formação de professores; educação ambiental. Tem experiência docente no ensino superior tendo atuado como professora temporária em cursos de licenciatura em Geografia. Atualmente é professora de Geografia do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberlândia - CTPM/Uberlândia.

Endereço profissional: Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, nº 5 - Saraiva, Uberlândia - MG, 38408-050.

E-mail: vcfgeo@yahoo.com.br

Téléchargements

Publié-e

2022-06-17

Comment citer

Caetano Ferreira Gomes, V. (2022). A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: DOS SABERES E PRÁTICAS À IDENTIDADE DOCENTE EM GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 4, 1–26. https://doi.org/10.5216/signos.v4.71994

Numéro

Rubrique

Artigos