O PENSAMENTO ESPACIAL: ATIVIDADES DE VISUALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL PARA GRADUANDOS EM GEOGRAFIA
Mots-clés :
educação geográfica, Cartografia escolar, pensamento espacial, visualização espacial, orientação espacialRésumé
A articulação entre a Educação Geográfica e a Cartografia escolar contribui para o desenvolvimento do pensamento espacial, pois, elas trabalham com os conceitos relacionados ao espaço que auxiliam nesse pensamento. Dessa forma, o pensamento espacial é entendido como o processo da cognição humana, que é a obtenção do conhecimento que ocorre por meio do raciocínio, da percepção, memória, entre outros. O objetivo deste artigo é avaliar duas atividades realizadas pelos estudantes do 1º período de Licenciatura em Geografia do ano de 2020 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade Formação de Professores, para saber se eles desenvolveram as habilidades do pensamento espacial (visualização e orientação espacial) na Educação Básica. No trabalho foi empregado o método misto, que consiste na realização de duas atividades voltadas para resoluções de problemas que utilizam as habilidades de visualização e orientação espacial do pensamento espacial, objetivando compreender e analisar qualitativa e quantitativa os dados obtidos por meio delas. Os resultados mostram algumas dificuldades em relação as habilidades investigadas, assim, como o baixo nível de desenvolvimento das habilidades do pensamento espacial nos estudantes.