A GEOGRAFICIDADE DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REPRESENTADA PELA MÚSICA
Mots-clés :
música, percepção, Brasil, lugarRésumé
O texto é resultado de pesquisa cujo objetivo foi compreender de que forma a música, como linguagem, manifesta o sentido de Geograficidade dos sujeitos no mundo e como essa linguagem pode contribuir com o entendimento de uma Geografia dos lugares. Os sujeitos da pesquisa foram 125 (cento e vinte e cinco) estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), divididos entre os anos finais do ensino fundamental, com idade entre 16 e 62 anos, de uma Escola Municipal de Manaus. A metodologia fundamentou-se na perspectiva fenomenológica, partindo das experiências dos estudantes e de suas percepções sobre o Brasil, descrito, por sua vez, através da linguagem musical, de músicas que os estudantes consideraram que descrevem o país tal qual ele é. Além da linguagem musical, tivemos a produção de Mapas Mentais, tomando como referência para a construção, as letras das músicas escolhidas por cada um. Para compor aqui o resultado final, apenas quatro mapas mentais com suas respectivas músicas, foram incluídos. A escolha deu-se utilizando como critério de inclusão as faixas etárias escolhidas de forma aleatória, pois consideramos que todo o material tinha importância de conteúdo. Como resultado observou-se ser a música, na Geografia, um despertar para imaginação sobre lugares não vivenciados e que estimula as percepções dos lugares vividos e revela as topofilias e Geograficidades que ligam os sujeitos a seus lugares de existência, daí ser uma linguagem que contribui na compreensão e no ensino da Geografia brasileira.