EXIGÊNCIAS À FORMAÇÃO E À DOCÊNCIA – DISCUSSÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Mots-clés :
aprendizagem, formação, docência, educação geográficaRésumé
O texto apresentado objetiva refletir sobre a educação geográfica a partir da obra de Mario Osorio Marques. A educação geográfica é um conceito que busca superar a linearidade e a fragmentação do conhecimento geográfico, que por muito tempo tem orientado o campo acadêmico e o ensino e a aprendizagem escolar. Nesse sentido, insere-se o debate realizado por Marques que supera as racionalidades positivistas ao colocar em diálogo as muitas vozes que compõem o currículo escolar, propondo concomitantemente a educação para as novas gerações pelas dimensões crítico-reflexiva, hermenêutica e instrumental. A problematização que permeia essa discussão é: de que forma as propostas desenvolvidas por Marques podem contribuir com a educação geográfica? Trata-se de uma reflexão de cunho qualitativo referenciada na pesquisa bibliográfica a partir das discussões propostas por Marques (1990, 1995, 2003), seus comentadores Kuhn e Kuhn (2019) e autores que discutem a educação geográfica.