EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE A DIFERENCIAÇÃO SOCIAL EM ESPAÇOS DA CIDADE

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Mots-clés :

cidade, crianças, Geografia, percepção

Résumé

O artigo compartilha resultados de um estudo realizado junto a um grupo de 15 (quinze) crianças, moradoras do Bairro Lomba do Pinheiro, localizado na zona leste da cidade de Porto Alegre (RS) e distante cerca de 20km do centro. Buscou-se compreender de que formas estas crianças apreendem a cidade e a si mesmas nessa relação com o espaço urbano, no intuito de acessar os conteúdos infantis e assim conhecer suas experiências cotidianas, na maioria das vezes segredadas aos adultos. A pesquisa valeu-se do conceito de adulto atípico de William Corsaro (2009). A cidade de Porto Alegre compreendida enquanto conteúdo de educação, conteúdo educativo e agente educador (CAVALCANTI, 2008), é o foco central para análise dos diálogos estabelecidos. A observação de alguns elementos da paisagem urbana aliada às experiências de corpos e imaginação no mundo compõem o repertório a partir do qual a cidade vai sendo interpretada ao mesmo tempo em que vivida. E o reconhecimento de diferenças espaciais, que ao impactarem na qualidade de vida dos indivíduos tornam-se desigualdades, conduz o eixo argumentativo através do qual as crianças demonstram serem conhecedoras do complexo arranjo socioeconômico ao qual estão atreladas.

Bibliographies de l'auteur-e

Tanara Forte Furtado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutouranda em Educação, mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Supervisora Pedagógica do Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também atua na Coordenação Adjunta do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO e do Programa de Extensão: Diálogos sobre a educação das relações étnico-raciais e a educação básica.

Endereço Profissional: Avenida Paulo Gama, 110 - Sala 212. Anexo III da Reitoria. Farroupilha/Porto Alegre-RS. CEP 90040-060.

E-mail: tanara.forte.furtado@gmail.com

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação  e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Endereço Profissional: Avenida Paulo Gama, s/n – Prédio 12201 – 9º andar.  Farroupilha/Porto Alegre-RS. CEP 90046-900.

E-mail: nestorandrek@gmail.com

 

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Publié-e

2021-04-27

Comment citer

Forte Furtado, T., & Kaercher, N. A. . (2021). EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PERCEPÇÃO INFANTIL SOBRE A DIFERENCIAÇÃO SOCIAL EM ESPAÇOS DA CIDADE. Revista Signos Geográficos, 3, 1–21. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/64719

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