A COMUNICAÇÃO DO SABER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Mots-clés :
expressividade do saber, discurso dos professores, pesquisaRésumé
O que caracteriza o discurso do professor de Geografia da educação básica sobre seu saber profissional? Partindo desta questão analisamos o discurso de professores experientes com base na abordagem qualitativa e na análise de conteúdo, de Bardin (2011), e constatamos que o saber profissional se personifica no trabalho docente, sendo oportuno, portanto, realizar sua análise conjuntamente com a Geografia escolar e a atuação ou trabalho docente. A comunicação do saber do professor de Geografia não é simples, embora possua congruências com a Geografia escolar e com a sua atuação ou trabalho, expressar-se sobre seu saber/conhecimento é mais complexo em relação a expressar-se acerca da disciplina escolar que ministra e do cotidiano de atuação nas escolas. Espera-se que tal constatação seja pertinente à atividade de pesquisa em relação ao professor de Geografia, seu trabalho e seu saber profissional e contribua para a mesma no tocante à compreensão do professor enquanto sujeito epistêmico.