RACIOCINANDO GEOGRAFICAMENTE O MUNDO E O LUGAR. UM OLHAR SOBRE PROJETOS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Mots-clés :
raciocínio geográfico, Geo Future School, Nós Propomos, educação geográficaRésumé
O artigo apresenta duas experiências com aportes teórico-metodológicos que se entrecruzam e nos ajudam na construção do pensar geograficamente, tão caro à Geografia, ao longo de sua existência. Decorre do convívio da autora com dois projetos internacionais de educação geográfica, um deles concebido na Holanda, pela Universidade de Utrecht, em parceria com a Universidade de Amsterdam, e o outro, originalmente português, concebido na Universidade de Lisboa e atualmente desenvolvido em países de três continentes. Trata-se de projetos assentados na relação universidade - escola, aproximando essas duas instâncias no fortalecimento da educação geográfica. Essas experiências têm reforçado a importância da Geografia no currículo escolar, evidenciando que os permanentes incômodos e inquirições sobre a formação e a dinâmica dos territórios, dos distritos, das comunidades onde vivemos são condição básica para a formação cidadã que nos é tão necessária.